Na semana passada, resolvi fotografar a Estação Lapa da Linha 7 da CPTM por trás: a partir da Rua John Harrison, com os trilhos da Linha 8 no meio. Posicionei a câmera entre as grades e, quando me preparava para bater a foto, um trem da Linha 8 passou na via mais próxima, no sentido Júlio Prestes — ou seja, da esquerda para a direita da foto. Tomei um susto, mas aproveitei para fotografar a cena acima. O que não compreendo é por que o trem aparece inclinado na foto. Note que o reflexo das grades está perfeitamente em pé. Algum especialista em física consegue esclarecer essa questão?
- abandono Alameda Itu Alameda Joaquim Eugênio de Lima anúncios Artur Alvim Avenida Antártica Avenida Brigadeiro Luís Antônio Avenida Francisco Matarazzo Avenida Nove de Julho Avenida Paulista Avenida Vinte e Três de Maio Bela Vista Bixiga bondes centro Cerqueira César Conjunto Zarvos construção do Metrô CPTM demolições Estação Artur Alvim Estação Júlio Prestes Estação Lapa Fepasa Jardim Paulista Jardins Lapa Linha 1 do Metrô Linha 3 do Metrô Linha 8 da CPTM Linha 11 da CPTM Metrô Praça da Sé Projetos do Metrô Ramal Paraíso do Metrô Rua Carlos Sampaio Rua Genebra Rua Maria Paula Sé Viaduto da Lapa Viaduto Dona Paulina zona leste zona oeste zona sul Água Branca
Lembre-se que uma imagem é feita por uma varredura linha-a-linha. Da mesma forma que uma imagem em um tubo de tv ou tela lcd é transmitida linha a linha, centenas de vezes por segundo, o princípio da fotografia digital é o mesmo: a varredura linha-a-linha do sensor da câmera. O que resulta em uma imagem distorcida quando pega em movimento. Tente tirar uma foto de um carro em movimento da mesma maneira que fez e verá o efeito de novo.
Para tirar isso, teria que ou ter uma câmera de disparo rápido ou uma DSLR.