Certamente um dos anúncios imobiliários mais surreais de todos os tempos, este acima foi publicado n’O Estado de S. Paulo em 14 de dezembro de 1952, sete anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Em destaque, o nome “Adolf Hitler” chama a atenção, especialmente na página de classificados de imóveis, com lançamentos e anúncios de venda e aluguel de imóveis. O mote? Declarar “que os rumores de que Adolf Hitler, por intermédio de Martin Bohrmann, [seria] sócio” da Imobiliária Verter, a anunciante, eram “sem fundamentos”.
Se parasse por aí, nem seria tão bizarro, pois tratar-se-ia apenas de uma empresa tentando se defender de boatos, ainda que Hitler estivesse morto havia já sete anos e meio. Martin Bormann (sem o H do anúncio) foi um destacado oficial nazista, morto na mesma época que seu líder, embora em 1952 as circunstâncias de sua morte fossem ainda mais nebulosas do que o são hoje. Havia quem desconfiasse que ele estivesse vivo e, como outros nazistas, tivesse migrado para a América do Sul. Décadas mais tarde, foi comprovado que ele tinha, mesmo, morrido em maio de 1945.
Se havia algum boato, o anúncio deveria servir para esclarecê-lo, porém, neste caso, a empresa aproveitou para tentar vender imóveis de todos os tipos: terrenos industriais, casas e terrenos no litoral e até um palacete na Avenida Brasil. Sob o título “Adolf Hitler”, de fato o anúncio deve ter atraído olhares. Será que ele rendeu algumas vendas à Imobiliária Verter?
E de quebra, eles também “aproveitaram o ensejo” para emprestar a parte final do anúncio a uma firma construtora especializada em “fábricas, palacetes, casas, etc”. É genial!
TOTAL FALTA DE CRIATIVIDADE, SE UTILIZAR DE UM NOME BESTIAL DESTE,PARA VENDAS DE CASAS,LOTES,PALACETE, PROMOVER A EMPRESA SEM GRAÇA E SEM ÉTICA, SIM, PORQUE,UTILIZAR O NOME DESTE CRIMINOSO ABOMINÁVEL, NÃO É BRINCADEIRA. e EU TINHA DOIS ANINHOS,QUE COISA PODER OLHAR UM JORNAL QUANDO EU DAVA OS PRIMEIROS PASSOS NA VIDA E EU AQUI DANDO PALPITE.ADORO TEU ESPAÇO, ESCLARECEDOR,PRA MIM É IR AO TÚNEL DO TEMPO,É REVER A VIDA E OLHAR O PRESENTE QUASE QUE SEM FUTURO.VOCÊ É ÚNICO!QUEM DERA AS PESSOAS NOS OFERECESSE MAIS HISTÓRIAS COMO SÃO TODAS AS SUAS HISTÓRIAS E FOTOS.MUITO OBRIGADA.