Anúncio de 1952 trazia… Adolf Hitler?!

Anúncio da Imobiliária Verter menciona Adolf Hitler, em 1952

Anúncio da Imobiliária Verter menciona Adolf Hitler, em 1952

Certamente um dos anúncios imobiliários mais surreais de todos os tempos, este acima foi publicado n’O Estado de S. Paulo em 14 de dezembro de 1952, sete anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Em destaque, o nome “Adolf Hitler” chama a atenção, especialmente na página de classificados de imóveis, com lançamentos e anúncios de venda e aluguel de imóveis. O mote? Declarar “que os rumores de que Adolf Hitler, por intermédio de Martin Bohrmann, [seria] sócio” da Imobiliária Verter, a anunciante, eram “sem fundamentos”.

Se parasse por aí, nem seria tão bizarro, pois tratar-se-ia apenas de uma empresa tentando se defender de boatos, ainda que Hitler estivesse morto havia já sete anos e meio. Martin Bormann (sem o H do anúncio) foi um destacado oficial nazista, morto na mesma época que seu líder, embora em 1952 as circunstâncias de sua morte fossem ainda mais nebulosas do que o são hoje. Havia quem desconfiasse que ele estivesse vivo e, como outros nazistas, tivesse migrado para a América do Sul. Décadas mais tarde, foi comprovado que ele tinha, mesmo, morrido em maio de 1945.

Se havia algum boato, o anúncio deveria servir para esclarecê-lo, porém, neste caso, a empresa aproveitou para tentar vender imóveis de todos os tipos: terrenos industriais, casas e terrenos no litoral e até um palacete na Avenida Brasil. Sob o título “Adolf Hitler”, de fato o anúncio deve ter atraído olhares. Será que ele rendeu algumas vendas à Imobiliária Verter?

Alexandre Giesbrecht

Nascido em 1976, Alexandre Giesbrecht é publicitário. Pesquisa sobre a história do futebol desde os anos 1990 e sobre a história da cidade de São Paulo desde a década seguinte. Autor dos livros São Paulo Campeão Brasileiro 1977 e São Paulo Campeão da Libertadores 1992, já teve textos publicados em veículos como Placar e Trivela.

2 respostas

  1. Martin disse:

    E de quebra, eles também “aproveitaram o ensejo” para emprestar a parte final do anúncio a uma firma construtora especializada em “fábricas, palacetes, casas, etc”. É genial!

  2. Thais Reder disse:

    TOTAL FALTA DE CRIATIVIDADE, SE UTILIZAR DE UM NOME BESTIAL DESTE,PARA VENDAS DE CASAS,LOTES,PALACETE, PROMOVER A EMPRESA SEM GRAÇA E SEM ÉTICA, SIM, PORQUE,UTILIZAR O NOME DESTE CRIMINOSO ABOMINÁVEL, NÃO É BRINCADEIRA. e EU TINHA DOIS ANINHOS,QUE COISA PODER OLHAR UM JORNAL QUANDO EU DAVA OS PRIMEIROS PASSOS NA VIDA E EU AQUI DANDO PALPITE.ADORO TEU ESPAÇO, ESCLARECEDOR,PRA MIM É IR AO TÚNEL DO TEMPO,É REVER A VIDA E OLHAR O PRESENTE QUASE QUE SEM FUTURO.VOCÊ É ÚNICO!QUEM DERA AS PESSOAS NOS OFERECESSE MAIS HISTÓRIAS COMO SÃO TODAS AS SUAS HISTÓRIAS E FOTOS.MUITO OBRIGADA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *