Minúsculas histórias paulistanas de 2014

Ao longo do ano, costumo fotografar a cidade com alguma frequência. Normalmente, são apenas flagrantes do cotidiano, fotos que vão para os meus arquivos e não servem para ilustrar histórias aqui. Porém, algumas delas merecem ser compartilhadas, pois, apesar de não não dar para escrever um texto inteiro sobre elas, alguma história elas têm para contar. As fotos abaixo não são nem pretendem ser uma retrospectiva paulistana de 2014. São apenas alguns exemplos das histórias com que trombamos por aí.

Obras da Estação Campo Belo, na Avenida Santo Amaro

Obras da Estação Campo Belo, na Avenida Santo Amaro

A implantação da Linha 17-Ouro e a extensão da Linha 5-Lilás encontram-se na esquina das avenidas Santo Amaro e Jornalista Roberto Marinho (Água Espraiada). Por causa das obras, uma faixa da Jornalista Roberto Marinho foi interditada em cada sentido. Na Santo Amaro, a mudança foi mais radical, com o trânsito completamente desviado. No sentido centro, os carros passam de um lado da obra e os ônibus, de outro. Esta foto foi tirada na direção de Santo Amaro, em 2 de janeiro.

Arco-íris sobre a Avenida Nove de Julho

Arco-íris sobre a Avenida Nove de Julho

Este arco-íris foi visto sobre a Avenida Nove de Julho. A foto foi tirada na esquina com a Rua José Maria Lisboa, em 9 de janeiro.

Colocar legenda

Aqui ficava um dos últimos casarões da Avenida Paulista

Até o começo desta década, a Avenida Paulista ainda tinha cinco casas, curiosamente todas no lado ímpar. Não tem mais. Em 2011, caiu o casarão de Dina Brandi Bianchi. No início de 2014, foi a vez do casarão que ficava na altura do número 1401, muito mais recente (provavelmente dos anos 1950. Demolido em janeiro, foi substituído por mais um anódino estacionamento, com os mesmos preços absurdos cobrados na região.

Incêndio no Edifício WTorre Nações Unidas

Incêndio no Edifício WTorre Nações Unidas

No dia 2 de março, um domingo, quem passava pela Marginal do Rio Pinheiros por volta das 14h40 não pôde deixar de notar uma fumaça preta saindo do topo do Edifício WTorre Nações Unidas. Estava ocorrendo um incêndio, que seria debelado pelos bombeiros sem maiores dificuldades.

Placa da Fifa Fan Fest na Estação Anhangabaú

Placa da Fifa Fan Fest na Estação Anhangabaú

Algumas semanas antes de a Copa do Mundo começar, a Estação Anhangabaú já ostentava placas indicando a Fifa Fan Fest, onde torcedores puderam se reunir para assistir aos jogos, no Vale do Anhangabaú.

Fila na loja da Nutella do Top Center

Fila na loja da Nutella do Top Center

Inaugurada em setembro, a loja da Nutella na Avenida Paulista, na entrada do Top Center, atraiu muita gente, que formava extensas filas para saborear esse novo exemplar da “gourmetização” da cidade. Em pouco tempo, instalaram um sistema de senhas para agilizar. Já estamos em dezembro, e as filas persistem, embora menores. A foto é de 12 de setembro.

Ponto de ônibus novo sendo instalado na Rua Cincinato Braga

Ponto de ônibus novo sendo instalado na Rua Cincinato Braga

Ao longo do ano, a Prefeitura seguiu trocando diversos pontos de ônibus pela cidade por modelos novos, como este aqui, na Rua Cincinato Braga, entre a Rua Carlos Sampaio e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. A foto é de 5 de novembro.

Avenida Paulista vazia

Avenida Paulista vazia

Fim da tarde 13 de novembro. Enquanto a pista sentido Consolação da Avenida Paulista estava completamente congestionada, a pista oposta estava vazia, a não ser por um motoqueiro prestes a cruzar a Alameda Campinas. O motivo era um protesto.

Alexandre Giesbrecht

Nascido em 1976, Alexandre Giesbrecht é publicitário. Pesquisa sobre a história do futebol desde os anos 1990 e sobre a história da cidade de São Paulo desde a década seguinte. Autor dos livros São Paulo Campeão Brasileiro 1977 e São Paulo Campeão da Libertadores 1992, já teve textos publicados em veículos como Placar e Trivela.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *