Sobre o Histórias Paulistanas

Sou uma pessoa que gosta de contar histórias, especialmente quando elas tratam de assuntos que me interessam. Ao longo da minha vida, não foram poucas as vezes em que, depois de ficar sabendo de alguma curiosidade, fui atrás de mais detalhes e acabei por descobrir histórias pouco conhecidas. Desde 2010, comecei a compartilhar essas histórias em dois blogues, sendo um mais genérico e um dedicado apenas ao São Paulo Futebol Clube. No blogue “mais genérico”, reuni textos que tratavam de diversos assuntos, incluindo textos contando “histórias paulistanas”, episódios que já foram esquecidos pela maioria das pessoas.

O primeiro desses episódios que publiquei foi em 19 de junho de 2010, contando a história da inauguração das novas estações da Linha Oeste da Fepasa (atual Linha 8-Diamante da CPTM), em 1979. Depois dele, passei por histórias de prédios, logradouros, estações, linhas de Metrô etc., tudo isso publicado no meio de textos que pouco ou nada têm a ver com a cidade e sob um título pouco convidativo a quem está buscando pela história da capital paulista. Enquanto isso, eu ainda mantinha um “tumblr” dedicado a notícias e anúncios antigos relativos à cidade.

Foi então que decidi reunir tudo em um único site, este, sim, dedicado inteiramente à memória paulistana.

Uma das inspirações é o site São Paulo Antiga, do meu amigo Douglas Nascimento, que, desde, 2009, traz fotografias e histórias de diversos locais da nossa cidade. Meu foco é um pouco menor nas fotos, embora elas também façam parte da maioria dos textos. Independentemente disso, é claro que minha intenção não é concorrer com ele, até porque assunto é o que não falta nesta cidade, e não pretendo publicar textos sobre locais já abordados por ele, a não ser que tenha abundante material para adicionar — se não for abundante, caberá melhor na seção de comentários do São Paulo Antiga.

À medida que eu for transferindo os conteúdos dos outros lugares para cá, eles serão removidos do local anterior, mantendo apenas um redirecionamento. Como há muita coisa por transferir, é de se esperar que as atualizações aqui sejam razoavelmente frequentes, ao menos enquanto esse material não se esgotar. Quando isso acontecer, talvez o ritmo seja afetado, devido à pesquisa que os textos mais extensos exigem, mas agora este será o lar definitivo de todos os meus textos a respeito da cidade de São Paulo (e arredores, em alguns casos).

Alexandre Giesbrecht

Nascido em 1976, Alexandre Giesbrecht é publicitário. Pesquisa sobre a história do futebol desde os anos 1990 e sobre a história da cidade de São Paulo desde a década seguinte. Autor dos livros São Paulo Campeão Brasileiro 1977 e São Paulo Campeão da Libertadores 1992, já teve textos publicados em veículos como Placar e Trivela.

1 resposta

  1. Sr. WordPress disse:

    Olá, isto é um comentário.
    Para eliminar um comentário, basta iniciar sessão e ver os comentários ao artigo. Poderá então editar ou eliminar os comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *